segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Habilidades e Competências Específicas

  • Analisar e compreender as diferentes concepções e necessidades sociais de saúde da população, a natureza do processo saúde doença e diagnosticar as demandas por ações e serviços de saúde nos vários contextos;
  • Compreender o processo saúde doença numa visão multidisciplinar em suas múltiplas determinações enquanto fenômeno complexo;
  • Identificar e mobilizar recursos institucionais necessários para responder às necessidades sociais de saúde e à operacionalização eficiente dos serviços de saúde;
  • Manejar as informações sobre saúde e serviços de saúde, a partir de vários sistemas de informação, na perspectiva de definir prioridades para a gestão e formular políticas institucionais;
  • Conhecer e utilizar métodos e ferramentas do planejamento, programação monitoramento e avaliação em saúde, assim como a regulação de ações e serviços de saúde;
  • Exercer a gestão de redes, de sistemas e subsistemas de serviços de saúde e a gerência de serviços nos vários níveis de atenção;
  • Contribuir para o planejamento e programação das ações de promoção e vigilância à saúde, considerando a especificidade dos diferentes perfis de grupos sociais homogêneos e dos distintos processos de saúde-doença;
  • Usar com eficácia e eficiência as tecnologias de informação e de comunicação para a gestão; Gerenciar com eficiência os recursos e os meios necessários ao funcionamento dos serviços e sistemas de saúde;
  • Compreender as políticas de RH, seus objetivos e abrangência, identificando a sua relação com as políticas sociais;
  • Realizar a gestão de pessoas envolvidas nos serviços de saúde;
  • Implantar processos de integração do trabalhador de saúde à estrutura organizacional que fortaleçam a responsabilização com a missão e os processos institucionais, bem como assegurem os direitos e benefícios da relação trabalhista;
  • Atuar nos diferentes cenários da prática profissional considerando os diferentes níveis de atenção à saúde, integrando as ações multiprofissionais da gestão às de promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde, numa perspectiva de trabalho interdisciplinar e intersetorial;
  • Intervir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como sujeito de transformação nesse processo;
  • Saber atuar em serviços de diferente composição tecnológica e em permanente transformação;
  • Atuar no processo de gestão de forma critica, reflexiva e propositiva, em consonância com a constituição e a legislação sanitária em vigor;
  • Avaliar o desempenho dos serviços e as políticas, programas e ações de saúde tomando como referencia o perfil epidemiológico e tecnológico dos serviços;
  • Conhecer e aplicar a legislação vigente na gestão em saúde, especialmente o direito a saúde;
  • Compreender o contexto da globalização no mundo contemporâneo, as novas formas de ação estatal e de regulação do mercado e suas repercussões na cultura, sociedade e na saúde;
  • Compreender a saúde e a gestão nas suas relações dialógicas com o contexto organizacional, sócio-politico e cultural e como conhecimento e modo de operar especifico e definido históricamente.
  • Integrar os saberes e práticas da gestão em saúde com a ética e outros saberes de forma transdisciplinar, permitindo explicações sobre o funcionamento de sistemas sociais e, em especial, do sistema de saúde em suas diferentes dimensões;
  • Reconhecer as organizações de saúde como sistemas abertos, interligados ao ambiente externo, e com uma diversidade de sub-estruturas e elos internos, cujo êxito advém da capacidade das interligações maximizarem os seus interesses (ou objetivos);
  • Analisar as relações entre as políticas públicas, a administração pública, as formas de prestação das atividades administrativas, a regulação pública e o terceiro setor.
  • Conhecer e discutir as teorias da administração, do fordismo/taylorismo à administração flexível, traduzindo a transição, e descrevendo a gestão na cultura contemporânea;
  • Praticar a arte da análise organizacional;
  • Identificar os pressupostos da arquitetura organizacional, descrever os modelos de organização e de gestão, traçar novos arranjos comprometidos com a gestão descentralizada e democrática e construir alternativas de organização e estratégias de mudança no serviços de saúde;
  • Atuar na perspectiva de uma pratica de gestão em suas interfaces, interações e intercomplementariedades diversas: entre níveis de governos, áreas e instituições, setores organizacionais, programas, ações e grupos de trabalho;
  • Aplicar a conversação e a negociação no trabalho;
  • Praticar a formulação e negociação de pactos de trabalho que fortaleçam os espaços locais, microrregionais e regionais do sistema de saúde;
  • Propor a educação das equipes de saúde, dos agentes sociais e de parceiros interinstitucionais;
  • Usar a criatividade para definir estratégias que visem superar obstáculos as mudanças;
  • Atuar com base na ética de solidariedade e responsabilidade social;
  • Compreender e agir na perspectiva da cadeia do cuidado progressivo em saúde, garantindo a integralidade, equidade, acessibilidade, acolhimento e resolubilidade;
  • Usar diversos tipos de método de controle financeiro, demonstrativos financeiros, análise de índices e análise de ponto de equilíbrio.
  • Identificar os vários tipos de orçamento e descrever o processo orçamentário e as principais questões da gestão financeira;
  • Distinguir os diferentes tipos de auditoria, seus elementos e saber utilizá-los em sua pratica de gestor;
  • Conhecer e utilizar a gestão de material e equipamento e os diversos tipos de método de aquisição, armazenagem, distribuição, manutenção e controle de materiais e equipamentos como aspecto técnico importante para a racionalização dos gastos nos serviços de saúde;
  • Identificar e analisar as principais questões das tecnologias empregadas na saúde, seus determinantes, efeitos, conseqüências e potencialidades para produzir eficácia na assistência, e melhoria na saúde da população.
  • Identificar as ferramentas e técnicas para o processo de melhoria da qualidade, incluindo a implantação de sistemas de garantia da qualidade;

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